Neste trabalho iremos falar acerca da Conservação e Protecção da Natureza. Iremos explicar a importância dareciclagem e dos recursos naturais, apresentando várias medidas para um uso racional dos recursos naturais. Também o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais será abordado, bem como os locais apropriados para a os incineradores e para os aterros sanitários.
«Para diminuir a utilização dos recursos naturais utilizados na produção de novos bens e para reduzir o volume de resíduos acumulados, desenvolveu-se a política do 3R.
Vários resíduos são constantemente lançados para a superfície terrestre, sem ter a noção da gravidade da situação. Cada um destes resíduos demora o seu tempo para ser decomposto, muitos deles décadas, centenas ou até milhões de anos, como é o caso do nylon, plástico/metal e vidro respectivamente.
Contrariamente, o lixo orgânico, como o papel, os panos, os restos de comida, etc. demoram entre 3 a 12 meses para se decomporem, significando que não são tão prejudiciais.
(Os restos de legumes e frutas, são por vezes usados na fertilização de solos)
O lixo orgânicodeve ser colocado no contentor apropriado nos dias e nas horas sugeridas pelos serviços camarários correspondentes, para ser encaminhado para o aterro sanitário, para a compostagem ou para a incineração.
Compostagem
O lixo orgânico é usado como um fertilizante do solo.
Devem localizar-se a uma distância mínima de 1km das residências e estabelecimentos públicos;
Devem ser consideradas as condições ambientais da área e do espaço que a envolve, bem como, a direcção predominante dos ventos na região, de forma a impedir a difusão de emissão atmosférica para cidades, habitações e outros estabelecimentos públicos mais próximos. Critérios para a localização dos aterros sanitários •-geologia e solos •-distância relativamente às áreas urbanas •-declives •-distância das áreas de preservação permanente
ETAR(Estação de tratamento de águas Residuais) – é responsável pelo tratamento e purificação de águas residuais, quer de origem doméstica, quer de origem industrial.
Estas águas são limpas e desinfectadas através de vários processos, tornando-se assim, uma água adequada ao consumo humano.
Através destes processos é possível a filtração de partículas sólidas das águas.
Decantação– eliminar as partículas que se encontram em suspensão
Filtração - consiste em fazê-la passar através de materiais porosos capazes de reter ou remover impurezas.
Floculação – consiste na aglutinação de partículas formadas na coagulação que, por possuírem ainda dimensões reduzidas e baixa densidade, apresentam dificuldade de sedimentação.
Nestes processos são utilizados microrganismos que consomem a matéria orgânica existente nas águas residuais. As impurezas que resistiram aos tratamentos anteriores - (processos físicos) vão ser decompostas por bactérias benignas e transformadas em lamas que acumulam no fundo, permitindo, assim, nova decantação.
Finalmente, a água é submetida a uma desinfecção por meio de radiações (UV) de modo a serem eliminados os micróbios que possam ainda existir, tornando-a menos impura.
Homogeneização - consiste na neutralização da água, através da titulação ácido-base, onde se adiciona ácido clorídrico (HCl) e onde é regulada por um medidor de pH.
Desinfecção– utilização de produtos químicos, como o cloro, que eliminam os organismos potencialmente perigosos para a saúde pública.
Fluoretação- é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
Com a realização deste trabalho, adquirimos novos conhecimentos acerca dos conteúdos abordados. Ficamos a saber mais sobre o funcionamento de uma ETAR, sobre a reciclagem e a sua importância e ainda sobre como utilizar os recursos naturais de uma forma correcta e racional.
Concluímos que é importante preservar a natureza, pois é o nosso futuro que ficará afectado com os nossos erros…